RESENHA: O HOBBIT


Avaliação:


Título original:Hobbit
Paginas: 295
Autor J. R. R. Tolkien
Editora:WMF.

Escrito por J.R.R. Tolkien, O Hobbit, um livro de ação e fantasia, funciona como um prelúdio dos acontecimentos dos livros da trilogia Senhor dos Anéis, escrito pelo mesmo autor.

O Hobbit conta a história de um pequeno hobbit — "[...] uma gente miúda com a metade de nosso peso e menores que os Anões barbudos. Os hobbit não usam barbas; e há pouco ou quase nada de mágico a seu respeito" como Tolkien os descreve — chamado Bilbo Bolsim. Os Bolsins eram hobbits muito ricos e bem conhecidos por nunca terem se aventurado, diferente dos Tuques (família da mãe de Bilbo, Belladonna Tuque) que eram tão ricos quanto os Bolsins, porém saiam em busca de aventuras.
Bilbo vivia numa luxuosa toca n'A Colina que fora construída pelo seu pai de presente à sua mãe, e em uma certa manhã um mago chamado Gandalfo (na versão de 1976 que eu li está escrito Gandalfo, mas pode ser Gandalf também) a procura de uma pessoa para ir à uma aventura que ele está cuidando, e como hobbits são pessoas sossegadas e que não querem saber de aventuras, ele recusa e convida o mago à tomar um chá no dia seguinte por impulso — e educação talvez, pois Gandalfo era um mago deveras respeitado. E o dia chegou, quase esquecendo-se de seu convite, só cuidou de preparar o chá e os bolinhos quando houve batidas na porta, achando que era Gandalfo ele atendeu, porém quando chegou lá, era um anão que estava em sua porta e como hobbits são uma gente que gosta de visitas, o recebeu bem, e fez o mesmo com todos os outros treze convidados que foram chegando sendo o último, Gandalfo. Com todos os convidados em sua toca, começaram a discutir os planos sobre a jornada que iriam realizar, indo até a Montanha Solitária ou Erebor para reconquistar a tal que tinha sido tomada por um dragão chamado Smaug, além de tentar conquistar o tesouro que Smaug guardava.
A partir daí, houveram diversas aventuras na ida à Erebor, tiveram problemas com Trollos (ou Trolls), Orcos (ou Orcs), lobos (ou Wargs), aranhas, foram capturados por Elfos, e Bilbo até chegou a conhecer e ter um "conflito" com Gólum (mais conhecido como Gollum ou Sméagoll), onde o hobbit conseguira o Um Anel que é o principal elemento da trilogia O Senhor dos Anéis.
Eu não sei se tenho um problema com os livros do J.R.R. Tolkien, mas eu não consigo gostar muito deles, no começo deste ano tentei ler O Senhor dos Anéis e não sei se era porque o livro era grande (a edição volúme único com todos os três livros e mais de 1000 páginas) ou porque era chato mesmo, desisti, mas tentarei de novo daqui um tempo. Em O Hobbit, o início do livro até a parte em que Bilbo consegue o anel, é muito chato, muito maçante, não acontece quase nada além do encontro dos anões e o hobbit com os trollos e com os orcos (que levou o Bilbo a encontrar o anel). Já depois do evento com Gólum, onde Bilbo encontrou o anel, começa a ficar um pouco, bem pouco mais animado, e como eu não queria de jeito nenhum desistir do livro, fui da página 73 ao final (página 227) em um dia só, parece que não foi muita coisa, mas pra mim foi, pois mesmo que eu tenha ficado um pouco mais interessado, não foi muito, o livro não conseguia me prender totalmente.
Quase no final, depois de terem matado Smaug, houve uma guerra chamada Batalha dos Cinco Exércitos, e eu fiquei totalmente confuso, não consegui entender direito o que se passava ali, o que consegui entender foi que o líder dos Anões, Thorin, e meus dois Anões favoritos, Fili e Kili morreram nessa batalha.
Considero O Hobbit apenas uma explicação de como Bilbo conseguiu o anel cujo é o principal elemento de O Senhor dos Anéis (como já disse), e só pra isso. Se você quer ler Senhor dos Anéis assim como eu, e quer saber a história do anel antes de chegar à Frodo, leia O Hobbit antes, ou pelo menos o capítulo "5 - Charadas no Escuro" (na edição da editora Artenova de 1976 no caso), que é onde se passa o encontro de Bilbo com Gólum e como ele conseguiu o anel.
O Hobbit já foi transformado em filme e divido em 3 partes, sendo uma lançada em 2012 (The Hobbit - An Unexpected Journey), e outra será lançada neste ano (The Hobbit - The Desolation of Smaug) e a outra no ano que vem (The Hobbit - There and Back Again). Eu não assisti o primeiro filme ainda, e não sei explicar até que parte do livro ela vai, mas caso eu assista, farei uma resenha aqui no blog.
Segue o trailer da segunda parte (The Desolation of Smaug) do filme de The Hobbit , que será lançada neste ano:


RESENHA: ANJO MECÂNICO



Primeiro livro da trilogiaThe Infernal Devices "As Peças Infernais", escrito por Cassandra Clare (mesma escritora da saga The Mortal Instruments "Os Instrumentos Mortais"), Anjo Mecânico segue a mesma lógica de Instrumentos Mortais, com Caçadores de Sombras, feiticeiros, vampiros, licantropos, porém neste livro a protagonista não é uma Nephilim.


Avaliação:

Mesmo sendo escrito depois do terceiro livro da saga Instrumentos Mortais, Anjo Mecânico e toda a saga Peças Infernais se passa antes dos acontecimentos da outra saga, como um prequel.
Em Anjo Mecânico temos Tessa, uma nova-iorquina indo à Londres para morar com seu irmão  após sua tia Harriet falecer. Chegando lá, Tessa é sequestrada e levada para uma casa chamada por ela de "Casa Sombria" pelas macabras Irmãs Sombrias, srta. Gray e srta. Dark subordinadas do Magistrado e então Tessa é treinada a desenvolver uma habilidade que nem ela própria conhecia, a Transformação. Era sempre obrigada pela empregada das Irmãs, Miranda, à ir as sessões para exercitar esse dom, porém num dia, Will e Henry dois Caçadores de Sombras invadem a Casa Sombria para investigar o assassinato de uma garota mundana (mundano é como são chamados os seres humanos normais, sem poderes, pelos Caçadores de Sombras e povo do Submundo) e acaba salvando Tessa daquela casa.
A partir daí que podemos considerar que o começa, Tessa conhece e começa a viver no Instituto junto com os Caçadores de Sombras Will, Jem, Henry, Charlotte e Jessamine e os mundanos Sophie, Thomas e Agatha. Charlotte e Henry que são os responsáveis pelo Instituto londrino precisam resolver os assassinatos que ocorrem em Londres e pede ajuda de Tessa em troca de tentarem encontrar o seu irmão.
Há pouco tempo que comecei a ler os livros da Cassandra Clare e Os Instrumentos Mortais já se tornou uma das minhas sagas favoritas (sendo superado apenas por Harry Potter) mesmo não tendo sido finalizada e eu estar ainda no terceiro livro. Cassandra é impecável nos Instrumentos Mortais, porém consegue se superar em Anjo Mecânico, é um livro lindo, principalmente quando nossa protagonista começa a desenvolver um certo afeto por Will. Uma das partes mais emocionantes é, com certeza, quando Jem conta sua história, é realmente muito emocionante. Terminei hoje este livro e não vejo a hora de começar a sequência dele, Príncipe Mecânico (cujo assim que eu tê-lo, e terminar de ler, farei resenha). Se quer lê-lo, recomendo que leia Os Instrumentos Mortais pelo menos até o 3º livro para melhor entendimento.
Não é um livro chato de se ler, mesmo eu tendo demorado um pouco pra ler, mas te prende muito, recomendo.

Bye !